O presidente russo, Vladimir Putin, teve uma conversa telefônica com os líderes separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia para discutir uma eventual troca de prisioneiros com o governo ucraniano, anunciou o Kremlin. Este foi o primeiro contato direto entre Putin e os separatistas desde o início da guerra na Ucrânia em abril de 2014.
A conversa, confirmada por fontes separatistas, aconteceu a pedido do político ucraniano Viktor Medvedchuk, um dos representantes do governo ucraniano nas negociações com os rebeldes e que tem boa relação com Putin.
Medvedchuk pediu a Putin que interceda ante os dirigentes separatistas para fazer avançar a ideia de uma troca de prisioneiros entre os rebeldes e as autoridades ucranianas.
O presidente russo e os líderes separatistas falaram sobre “a proposta de Viktor Medvedchuk de uma troca de prisioneiros entre a Ucrânia e as Repúblicas Populares de Donetsk e de Lugansk”, informou o Kremlin.
Putin não havia falado diretamente com os “presidentes” das autoproclamadas repúblicas separatistas do leste da Ucrânia desde a explosão do conflito, que deixou 10.000 mortos em três anos e meio.
De acordo com Medvedchuk, a Ucrânia está disposta a entregar 306 prisioneiros rebeldes em troca de 74 presos –militares e civis– que estão nas mãos dos separatistas. A última troca aconteceu em setembro de 2016.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login