Conecte Conosco

Notícias Recentes

Putin se encontra com presidente da Síria

Publicado

em

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebe nesta quarta-feira (28) seu colega sírio, Ahmed al-Sharaa, pela segunda vez desde a queda de Bashar al-Assad em 2024, em um momento em que Moscou busca manter suas bases militares na Síria.

A visita de Al-Sharaa à Rússia, a segunda em quatro meses, ocorre em um cenário de preocupação por parte da Europa e dos Estados Unidos com a possível retomada dos grupos jihadistas na Síria, especialmente o grupo Estado Islâmico (EI).

Antes do encontro, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, se mostrou confiante. “Não tenho dúvidas de que todos os assuntos referentes à presença das nossas tropas na Síria serão discutidos hoje”, declarou à imprensa.

Peskov evitou comentar sobre Assad, tema delicado já que o ex-presidente e sua esposa estão refugiados na Rússia. O atual líder sírio exige que Moscou o extradite.

A Rússia retirou recentemente suas forças e armamentos do aeroporto de Qamishli, na região autônoma curda do nordeste da Síria, conforme constatado por um jornalista da AFP no local. Moscou havia enviado tropas para essa área no final de 2019, em um acordo com a Turquia.

As forças curdas continuam controlando Qamishli, porém sofreram perdas significativas recentemente diante do exército sírio, tendo que ceder vastas áreas no norte e nordeste da Síria.

Durante a guerra civil síria de 14 anos, a Rússia foi aliada crucial de Assad, realizando ataques aéreos contra regiões da Síria dominadas por rebeldes e grupos islamistas alinhados a al-Sharaa. A queda de Assad representou um duro golpe para a influência russa na região.

Os Estados Unidos celebraram a derrubada e reforçaram seus vínculos com al-Sharaa, mesmo com os ataques de Damasco contra as forças curdas, que receberam apoio ocidental por um longo período.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados