Mundo
Quais países aderiram ou rejeitaram o Conselho da Paz de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou na quinta-feira (22), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o novo ‘Conselho da Paz’. Mais de 20 nações já aceitaram o convite para integrar o grupo, enquanto cinco recusaram e dezesseis ainda não deram resposta. Conforme explicado por Trump, a finalidade do conselho é solucionar conflitos globais, começando pela Faixa de Gaza, com planos de expandir a atuação para outras áreas do globo.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, destacou que algumas lideranças indicaram interesse em participar, mas dependem da aprovação dos seus parlamentos. Além disso, o governo americano já recebeu consultas de países ainda não convidados sobre uma possível adesão. Durante o evento, Trump mencionou que o grupo inclui “líderes muito populares” e também outros “nem tanto”, provocando risos entre os presentes.
Trump convidou também o presidente russo, Vladimir Putin, para integrar o conselho, mas o Kremlin ainda não confirmou a participação. Putin afirmou que Moscou está consultando seus parceiros estratégicos antes de decidir.
Noruega e Suécia anunciaram que não farão parte, seguidas pela França, que apoia o plano de paz para Gaza, porém teme que o conselho tente substituir a ONU como principal fórum para resolver conflitos.
O primeiro-ministro esloveno, Robert Golob, declarou que a aceitação do convite ainda não é o momento devido ao amplo mandato do conselho, que pode impactar negativamente a ordem internacional fundada na Carta da ONU. Canadá, Ucrânia, China e a Comissão Europeia ainda não tomaram uma decisão.
Na terça-feira (20), Trump apontou que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, convidado para o conselho, poderá desempenhar um papel importante na entidade. O governo brasileiro confirmou o convite, mas ressaltou que Lula está analisando as implicações geopolíticas antes de se decidir.
O papa Leão XIV também recebeu convite para integrar o conselho, conforme anunciado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
Lista dos países participantes do Conselho da Paz
Países que confirmaram participação
- Albânia
- Argentina
- Arábia Saudita
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahrein
- Bulgária
- Catar
- Cazaquistão
- Egito
- Emirados Árabes Unidos
- Hungria
- Indonésia
- Israel
- Jordânia
- Kosovo
- Marrocos
- Mongólia
- Paquistão
- Turquia
- Uzbequistão
- Vietnã
- Bielorrússia
Países que recusaram convite
- Eslovênia
- França
- Noruega
- Reino Unido
- Suécia
Países que ainda não responderam
- Alemanha
- Brasil
- Canadá
- China
- Chipre
- Croácia
- Grécia
- Índia
- Itália
- Paraguai
- Rússia
- Singapura
- Tailândia
- Ucrânia
- União Europeia

Você precisa estar logado para postar um comentário Login