Economia
Quando paga a segunda parcela do 13º salário?
O 13º salário é um direito assegurado por lei para todos que têm carteira assinada e é pago em até duas etapas. A primeira etapa deveria ter sido paga na semana passada.
Mas quando cai a segunda parcela na conta? Confira as respostas para essa e outras dúvidas sobre o abono anual que todos os trabalhadores recebem.
Quando é paga a primeira parcela do 13º salário?
A primeira parcela deveria ter sido paga até 30 de novembro. Como esta data caiu em um domingo neste ano, o dinheiro deveria ter sido depositado até a sexta-feira anterior. Nesta etapa, o valor pago corresponde a metade do salário bruto, sem os descontos do INSS e do Imposto de Renda. Também são incluídos neste cálculo as horas extras, comissões e adicionais noturnos, de periculosidade e insalubridade.
Quando é paga a segunda parcela do 13º salário?
A segunda parcela deve ser depositada até 20 de dezembro. Já nesta parcela são descontados impostos como o INSS e, se aplicável, o Imposto de Renda, o que faz com que o valor da segunda parcela seja menor que o da primeira. Como 20 de dezembro deste ano cai em um sábado, o pagamento deve ocorrer até 19 de dezembro, que é uma sexta-feira.
Quem tem direito ao 13º salário?
Este benefício é garantido a todos os trabalhadores com carteira assinada que tenham atuado por pelo menos 15 dias durante o ano e que não tenham sido demitidos por justa causa. Além disso, servidores públicos, aposentados e pensionistas também recebem esse pagamento.
Como é calculado o 13º salário?
- Identifique o valor do salário bruto, que é o salário total sem descontos;
- Multiplique o salário bruto pelo número de meses trabalhados (considerando um mês completo quando o trabalhador atuou pelo menos 15 dias nesse mês);
- Divida o resultado por 12 para obter o valor bruto do 13º;
A primeira parcela corresponde à metade do valor bruto total. A segunda parcela é menor, pois nela já são aplicados todos os descontos obrigatórios, como INSS e, se for o caso, Imposto de Renda.
Qual é o valor líquido do 13º salário?
Para calcular o valor líquido que cairá na conta, é necessário considerar:
- O percentual de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
- O desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), que varia conforme a faixa de isenção e as alíquotas progressivas.
O desconto do INSS é feito com base em uma tabela progressiva que inclui alíquotas de 7,5%, 9%, 12% e 14%, dependendo da faixa salarial e do tempo trabalhado no ano.
Para calcular o desconto do IRRF, são levados em conta a tabela vigente do Imposto de Renda e possíveis deduções, como dependentes e pensão alimentícia.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login