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Quase 30% dos imóveis de Embu das Artes estão sem energia por mais de dois dias
Mais de 30 mil residências permanecem sem eletricidade em Embu das Artes, localizada na região metropolitana de São Paulo, dois dias após a passagem de um ciclone extratropical pelo estado. Essa cidade apresenta a maior porcentagem de consumidores afetados, com 27,5% das casas atendidas pela Enel sem luz até as 14h da última sexta-feira (12/12).
Nas redes sociais, moradores reportam a falta de energia em locais como Jardim Laila, Jardim Castilho, Jardim Santa Emília e Jardim Marina. “Estou sem luz há 3 dias, dependendo de marmitex, pois minha comida estragou. Isso é um descaso”, compartilhou uma usuária no Instagram.
“Tenho uma filha que depende de insulina. Estamos nos virando para conservar esse insumo essencial”, contou um residente.
Em entrevista ao Metrópoles, um morador do Jardim Marina relatou que tem utilizado a casa de parentes para tomar banho e carregar seu celular.
Na tarde de sexta-feira, o prefeito Hugo Prado, do Republicanos, instalou uma barraca em frente à sede da Enel. “Vamos permanecer aqui, trabalhando junto à Enel, até que haja uma solução definitiva que alivie o sofrimento da população”, declarou em um vídeo.
O Metrópoles solicitou uma declaração à Enel sobre a situação em Embu das Artes e aguarda retorno.
Crise na Grande São Paulo
Os dados da concessionária indicam que 646.184 imóveis continuam sem energia em toda a região metropolitana de São Paulo.
As cidades com maior porcentagem de clientes sem eletricidade são:
- Embu das Artes – 27,5% (31.313 imóveis)
- Juquitiba – 20,39% (3.649 imóveis)
- Embu-Guaçu – 19,38% (4.434 imóveis)
- Itapecerica da Serra – 18,78% (12.777 imóveis)
- Vargem Grande – 17,82% (94.572 imóveis)
A capital paulista registra 8,04% dos imóveis sem luz, mas em números absolutos, São Paulo é a cidade com o maior número de consumidores afetados: 466.488 clientes da Enel permanecem sem energia desde quarta-feira (10/10).
A moradora Sara Tedeschi, 52 anos, do bairro Americanópolis, na zona sul da capital, relata que os problemas começaram já na terça-feira (9/12), com o aumento dos ventos. “Não parávamos de ligar para a Enel para reclamar. Ontem informaram que a energia só retornaria na segunda-feira”, contou. Ela tem recorrido diariamente à casa da irmã para carregar seus aparelhos e tomar banho, mantendo a casa na vela constantemente e transferindo alimentos congelados para a geladeira da irmã.
A Enel declarou que intensificou suas equipes de campo para acelerar o atendimento em casos emergenciais e disponibilizou mais de 700 geradores para situações prioritárias, embora ainda não tenha informado prazos para a total solução dos problemas.
“A Enel São Paulo ressalta estar aplicando investimentos sem precedentes em sua área de concessão. Para o período de 2025 a 2027, a empresa planeja investir R$ 10,4 bilhões, visando automação, fortalecimento e expansão das redes elétricas. Somente em 2024, foram aplicados R$ 2,1 bilhões, representando um aumento de 30% em comparação ao ano anterior”, declarou em nota divulgada nesta quinta-feira.

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