Mundo
Quatro presos por jogar comida em vitrine das joias da coroa britânica
Quatro indivíduos foram detidos neste sábado (6) após jogarem alimentos contra uma vitrine que protege as joias da coroa britânica na Torre de Londres, segundo comunicado da polícia. A ação foi reivindicada por um grupo de desobediência civil.
A polícia informou que quatro manifestantes foram presos, suspeitos de causar danos criminais na fortaleza histórica. Durante as investigações, a Torre de Londres permaneceu fechada ao público.
O grupo Take Back Power, pouco conhecido publicamente, divulgou um vídeo em sua conta no X mostrando a ação. Os ativistas lançaram creme inglês e pedaços de bolo contra a vitrine que protege a coroa imperial, adornada com milhares de pedras preciosas, usada exclusivamente em eventos especiais pela monarquia.
A polícia chegou ao local pouco antes das 10h00 (7h00 em Brasília) e relatou que duas pessoas deixaram o local após o ato, porém quatro foram detidas e presas.
No vídeo divulgado pelo Take Back Power, grupo que se define como pacífico e de desobediência civil, uma ativista retira de sua bolsa uma torta de maçã e a joga na vitrine, enquanto outro militante despeja creme inglês sobre o vidro. Vestindo camisetas com o nome do grupo, os manifestantes declararam que “a democracia caiu” e afirmaram estar lutando para “retomar o poder”.
O grupo defende a formação de uma Assembleia Cidadã capaz de implementar impostos sobre grandes fortunas e promover reparações para a Grã-Bretanha.
Os métodos de protesto lembram o grupo Just Stop Oil, que protagonizou ações similares ao lançar sopa sobre a obra “Os Girassóis” de Van Gogh, na National Gallery. Este grupo ambientalista parou de realizar ações desse tipo em março.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login