Conecte Conosco

Destaque

Queda de 0,63% no custo de remédios hospitalares em 2025, diz IPM-H

Publicado

em

Os valores dos remédios destinados a hospitais tiveram uma redução de 0,01% no mês de dezembro comparado a novembro e fecharam o ano de 2025 com uma diminuição acumulada de 0,63%, conforme aponta o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H). Este índice é elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), utilizando dados transacionais fornecidos pela Bionexo.

Esta foi a segunda vez desde 2015, início da série histórica do IPM-H, que o indicador apresentou queda anual. Um episódio anterior ocorreu em 2023, com uma redução de 7,08%, período que marcou uma acomodação após a pandemia.

Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe, destaca que “O resultado negativo anual do IPM-H demonstra um ajuste mais amplo nos preços dos medicamentos hospitalares, com diminuições em diversos grupos terapêuticos. Quando analisado historicamente, isso indica uma estabilização estrutural dos preços após os impactos excepcionais da pandemia.”

Entre os grupos terapêuticos com maiores reduções em 2025 estão os medicamentos para o sistema musculoesquelético (-8,82%), para o aparelho digestivo e metabolismo (-5,98%), para o sangue e órgãos hematopoiéticos (-5,44%) e para agentes anti-infecciosos gerais de uso sistêmico (-4,62%).

Já os grupos que tiveram aumento nos preços incluem medicamentos imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, que subiram 5,84%, medicamentos para o aparelho geniturinário (3,49%) e preparados hormonais, que cresceram 2,01%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados