Conecte Conosco

Brasil

Queda de 13,7% na produção de SP é maior desde abril de 2009, aponta IBGE

Publicado

em

A queda de 13,7% na produção industrial em São Paulo é a mais intensa desde abril de 2009, quando o recuo foi de 14,3%, informou nesta sexta-feira, 10, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de forte, o resultado ainda foi disseminado. Pela primeira vez na história da pesquisa, iniciada em 2002, todas as 18 atividades industriais na região apresentaram queda na produção de forma simultânea neste confronto.”O que mais impressiona ainda é a sequência de 15 quedas (na comparação interanual). Ou seja, a produção está caindo sobre um mês em que ela já caiu”, afirmou Rodrigo Lobo, pesquisador da Coordenação de Indústria do IBGE. “Essa sequência confere a esse período atual um diferencial mais crítico do que naquele período de crise internacional, em que houve 12 taxas negativas.”

Na época da crise, as condições macroeconômicas não eram tão desfavoráveis, pontuou Lobo. “Ainda se tinha uma massa salarial mais elevada, não tinha pressão tão grande da inflação, crédito se recuperou de forma rápida. Mercado interno fez com que houvesse crescimento acelerado no momento subsequente, o que não observamos agora. Com isso, a recuperação tem sido mais difícil”, disse.

A sequência negativa sustentada por São Paulo é idêntica à apresentada pela produção nacional. Além da indústria paulista, o desempenho do Rio de Janeiro, também com 15 quedas no confronto interanual, pesa sobre o resultado nacional. “Os dois Estados mais industrializados do País mostram a maior sequência de resultados negativos”, notou. Em maio, a produção do Rio de Janeiro recuou 2,0% em relação a igual período de 2014.

AE

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados