Conecte Conosco

Mundo

Queda do petróleo por dúvidas sobre reservas na Venezuela

Publicado

em

Os preços do petróleo registraram queda nesta terça-feira (6), após uma sessão marcada por volatilidade, enquanto os investidores continuam incertos sobre a possibilidade de explorar as vastas reservas de petróleo da Venezuela, especialmente após a prisão do ex-presidente Nicolás Maduro.

O barril de Brent do Mar do Norte, com entrega prevista para março, caiu 1,72%, chegando a 60,70 dólares. O barril americano West Texas Intermediate (WTI), com entrega para fevereiro, teve uma queda de 2,04%, alcançando 57,13 dólares.

O mercado está avaliando a situação venezuelana, porém, como observa o analista Tamas Varga, da PVM, neste momento há muitas perguntas sem respostas claras.

Jeffrey Roach, da LPL Financial, comenta que a Venezuela possui as maiores reservas comprovadas de petróleo no mundo, estimadas em cerca de 303 bilhões de barris, equivalente a aproximadamente 17% a 18% dos recursos globais de petróleo bruto.

Essa quantidade de reservas deveria colocar a Venezuela como uma grande potência energética, conforme aponta o analista. No entanto, décadas de investimentos insuficientes, infraestrutura envelhecida e instabilidade política impediram que o país aproveitasse completamente esse recurso.

Os especialistas destacam que os investimentos necessários são muito grandes e que o tipo de petróleo venezuelano é mais difícil de refinar e possui menor valor em comparação com o petróleo produzido por países como a Arábia Saudita.

Segundo a Rystad Energy, a produção atual da Venezuela é em torno de um milhão de barris diários e é esperado que apenas 300 mil barris adicionais possam ser produzidos nos próximos dois a três anos com investimentos moderados.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou interesse nas riquezas petrolíferas da Venezuela e afirmou estar disposto a colaborar com a presidente interina, Delcy Rodríguez, desde que as metas estabelecidas por Washington sejam atendidas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados