Economia
Queda Forte na Receita da Rússia com Venda de Petróleo
A receita da Rússia proveniente da exportação de petróleo e seus derivados sofreu uma redução significativa em novembro, alcançando o nível mais baixo desde o início da guerra na Ucrânia e também desde a pandemia da covid-19, conforme relatório mensal divulgado pela Agência Internacional de Energia.
As exportações de petróleo bruto e seus produtos diminuíram 420 mil barris por dia, totalizando 6,9 milhões de barris diários em novembro, um patamar inferior ao registrado desde o começo do conflito e da pandemia, ressaltou a AIE em seu relatório publicado na quinta-feira (11).
A queda no volume de petróleo bruto exportado foi de 290 mil barris por dia e a dos derivados foi de 130 mil barris por dia.
Essa diminuição no volume exportado, aliada à queda nos preços, resultou em receitas de 11 bilhões de dólares (60,11 bilhões de reais), o que representa uma baixa anual de 3,6 bilhões de dólares (19,67 bilhões de reais) e 11,4 bilhões (62,30 bilhões de reais) inferior à média do primeiro semestre de 2022, logo após o início da invasão da Ucrânia, segundo dados da agência da OCDE.
O setor de energia, peça fundamental para a economia russa, está passando por dificuldades devido às sanções impostas por países ocidentais, que têm como objetivo restringir os recursos financeiros disponíveis para a continuidade do conflito armado promovido por Moscou na Ucrânia.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login