Economia
Queda na Incerteza Econômica em Novembro, Diz FGV
O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) diminuiu 1,4 ponto entre outubro e novembro, alcançando 107,6 pontos, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na média móvel trimestral, o índice caiu 1 ponto, chegando a 107,7 pontos.
“O índice de incerteza caiu em novembro, impulsionado principalmente pelo componente de Expectativas. Já o componente de Mídia permaneceu quase estável, refletindo diferentes fatores causadores de incerteza. De acordo com uma análise das palavras presentes nas notícias que compõem esse índice, a incerteza esteve mais associada a discussões sobre a COP30 e questões ambientais”, explicou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em comunicado oficial.
Com estes resultados, o IIE-Br permanece em um nível confortável de incerteza, abaixo dos 110 pontos, pelo terceiro mês consecutivo, complementou a economista.
Na média móvel trimestral, o Indicador de Incerteza apresenta uma tendência de queda ao longo do ano, indicando uma diminuição das incertezas econômicas em 2025. Essa trajetória pode continuar nos próximos meses, caso os indicadores econômicos sigam mostrando sinais positivos, afirmou Gouveia.
Componentes
O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que monitora a frequência de notícias sobre incerteza nos principais jornais, e o IIE-Br Expectativa, que se baseia nas variações nas previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.
O componente de Mídia registrou uma leve queda de 0,1 ponto em novembro, atingindo 111 pontos, e afetou o resultado geral negativamente em 0,1 ponto.
Já o componente Expectativa, que mede a variação nas previsões de especialistas para indicadores macroeconômicos, caiu 5,8 pontos no mês, para 90,8 pontos, contribuindo negativamente em 1,3 ponto para a redução do IIE-Br.
A coleta dos dados do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira ocorre entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês de referência.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login