Mundo
Queda nas ações da Tesla após criação de novo partido por Musk

As ações da fabricante de carros elétricos Tesla abriram em baixa na bolsa de Nova York na segunda-feira (7), caindo cerca de 8%, após Elon Musk anunciar no fim de semana a fundação de um novo partido político.
Por volta das 13h50 GMT (10h50 de Brasília), as ações da empresa operavam em queda de 7,71%, valendo 290,89 dólares (R$ 1.573,24 na cotação atual), reduzindo a capitalização de mercado para abaixo de um trilhão de dólares (R$ 5,4 trilhões).
“A participação de Musk na política é o oposto do que investidores e acionistas da Tesla desejam”, afirmou Daniel Ives, da Wedbush, em comunicado.
Musk se manifestou fortemente contra o orçamento do presidente americano, Donald Trump, criticando o impacto nas finanças públicas.
No feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos, quando a lei orçamentária foi sancionada, Musk publicou em sua rede social, X, uma consulta sobre criar o Partido da América.
Ele perguntou se os usuários queriam se libertar do sistema bipartidário americano tradicional, dominado pelos partidos Republicano e Democrata.
A enquete, com mais de 1,2 milhão de votos, teve o dobro de respostas favoráveis a um novo partido.
“Dois para um disseram sim para um partido novo, e teremos isso!”, afirmou Musk no sábado.
Antes próximo de Trump, cuja campanha para 2024 ele apoiou financeiramente, Musk foi designado para liderar esforços federais para cortar gastos no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
Desde o pico em dezembro, as ações da Tesla recuaram quase 40%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login