Brasil
Queda no preço de remédios hospitalares em 2025, aponta IPM-H
Os valores dos remédios para hospitais tiveram uma redução de 0,01% em dezembro comparado a novembro, fechando o ano de 2025 com uma diminuição de 0,63%, conforme o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em dados transacionais da Bionexo.
Esta foi a segunda vez desde 2015 — quando a série histórica do IPM-H teve início — que o índice apresentou queda anual. Em 2023, o índice também caiu 7,08%, refletindo um período de ajuste após a pandemia.
Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe, afirmou: “O resultado anual negativo do IPM-H demonstra um movimento mais amplo de ajuste nos preços dos remédios hospitalares, com retrações em vários grupos terapêuticos. Esse padrão, quando visto ao longo do tempo, indica um ajuste estrutural dos preços depois dos choques excepcionais causados pela pandemia.”
Os grupos terapêuticos que tiveram as maiores quedas acumuladas no ano foram os medicamentos para o sistema musculoesquelético (-8,82%), o aparelho digestivo e metabolismo (-5,98%), sangue e órgãos hematopoiéticos (-5,44%) e os anti-infecciosos gerais para uso sistêmico (-4,62%).
Em contrapartida, os remédios imunoterápicos, vacinas e antialérgicos registraram alta de 5,84%, seguidos pelos medicamentos para o aparelho geniturinário com aumento de 3,49% e pelos preparados hormonais com 2,01% de alta.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login