Economia
Quem é João Carlos Mansur, fundador da Reag e investigado pela PF no caso Master
João Carlos Mansur, fundador da Reag Investimentos, está entre os investigados na nova fase da Operação Compliance Zero, que apura um possível esquema de fraudes no Banco Master. Conforme informado pelo colunista Lauro Jardim, Mansur encontra-se no exterior no momento.
A operação também cumpre mandados em locais vinculados a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, seu pai Henrique Vorcaro, o cunhado Fabiano Zettel, e o empresário Nelson Tanure.
Entre as suspeitas relacionadas ao Banco Master, detectadas pelo Banco Central e encaminhadas às autoridades, estão uma série de movimentações financeiras rápidas feitas por fundos geridos pela Reag DTVM, a partir de um empréstimo de R$ 459 milhões da instituição financeira de Daniel Vorcaro. Uma dessas operações suspeitas apresentou uma rentabilidade extraordinária de 10.502.205,65% em 2024.
Formado em ciências contábeis, Mansur possui MBA em gestão financeira e administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Seu perfil profissional no LinkedIn destaca mais de 35 anos de experiência em auditoria, controladoria, finanças, desenvolvimento de negócios, análise de investimentos e gestão empresarial.
João Carlos Mansur construiu uma carreira empresarial relevante, tendo trabalhado em grandes companhias antes de fundar a Reag Investimentos em 2012, que rapidamente se tornou uma das maiores gestoras independentes de fundos do Brasil.
Em setembro, após ser alvo da Operação Carbono Oculto — que apura o envolvimento do PCC na distribuição de combustíveis —, a Reag anunciou a venda de seu controle acionário e a saída de Mansur da presidência do conselho. Naquele mesmo mês, ele também deixou outros cargos para conter uma crise de confiança.
Ele presidia o Conselho de Administração do Grupo Azevedo & Travassos desde novembro de 2024, além de integrar o Conselho da SteelCorp, empresa industrial com atividades nos setores de aço, mineração e energia.
Em julho do ano anterior, após quase seis anos, Mansur deixou o conselho da Lux Oil & Gas International, que atua nos setores de petróleo e gás internacionalmente.
Também presidiu o Conselho da GetNinjas, plataforma digital de serviços, por um ano, entre novembro de 2023 e dezembro de 2024.
João Carlos Mansur é conhecido por sua influência significativa na interface entre o mercado financeiro e o futebol brasileiro, investindo vultosas somas em clubes. Ele atua como conselheiro influente no Palmeiras, administra as finanças do estádio do Corinthians e tem papel fundamental em investimentos bilionários em clubes como Juventus e Portuguesa.
Além disso, teve participação marcante no setor imobiliário, integrando conselhos de empresas como Santos Dumont Empreendimentos Imobiliários, responsável pelo projeto Bossa Nova Mall no aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, além de contribuir em projetos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida pela FYP Engenharia e trabalhar com centros comerciais pela FRJR Empreendimentos Imobiliários.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login