Conecte Conosco

Mundo

Quem é Peter Navarro, mentor do “tarifaço” que foi chamado de “imbecil” por Elon Musk

Publicado

em

Economista se tornou primeiro ex-funcionário da Casa Branca a ser preso por desacato ao Congresso e citou em livros um especialista aparentemente inventado, cujo nome é um anagrama do seu

Ao se opor à política protecionista implementada por Donald Trump, o dono da Tesla, do SpaceX e do X, Elon Musk, chamou publicamente um dos principais assessores comerciais da Casa Branca de “imbecil”. Trata-se de Peter Navarro, reconhecido pela influência nos planos econômicos do presidente dos Estados Unidos e considerado o mentor do “tarifaço”

O economista americano de 75 anos foi nomeado por Trump em dezembro como conselheiro sênior para comércio e manufatura. Navarro já havia atuado na primeira passagem do republicano pela Casa Branca, no comando do recém-criado Conselho Nacional de Comércio e, mais tarde, do Escritório de Políticas Comerciais e Manufatura. Ele é doutor em Economia, com formação na Universidade Tufts e na Universidade de Harvard.

“Durante o meu primeiro mandato, poucos foram tão eficazes ou determinados quanto Peter ao aplicar minhas duas regras sagradas: comprar produtos americanos e contratar americanos”, afirmou Trump em sua rede Truth Social ao confirmar em dezembro o nome de Navarro para seu governo 2.0.

O americano apareceu com destaque na imprensa internacional ao se tornar o primeiro ex-funcionário da Casa Branca a ser preso por desacato ao Congresso. Navarro foi condenado a quatro meses de prisão por se recusar a cumprir uma intimação do Comitê Seleto da Câmara que investigava a invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, numa ação violenta contra a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial da época.

Durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), a imprensa americana revelou que Peter Navarro citou em livros um especialista aparentemente inventado, Ron Vara, cujo nome é um anagrama do seu.

Influenciado por Navarro, o tarifaço não só gerou rusgas entre Washington e vários de seus aliados comerciais como gerou intrigas públicas entre seus principais conselheiros.

Musk se opõe à política protecionista, defendida por Navarro, que na semana passada resultou no anúncio de tarifas contra parceiros comerciais dos Estados Unidos.

A imprensa local relatou tensões entre o bilionário e outros membros do governo sobre a forma como Elon Musk está desmobilizando setores inteiros do governo federal.

Até agora, Trump apoiou Musk, mas indicou recentemente que sua posição no Departamento de Eficiência Governamental não duraria para sempre e que um dia ele teria que retomar as rédeas da Tesla, cujas vendas e preço das ações estão caindo.

O homem mais rico do mundo e braço direito do presidente Donald Trump, Elon Musk, chamou Navarro de “imbecil” depois que o economista disse que ele “não é um fabricante de automóveis”, mas sim “um montador”, que trabalha com peças importadas da Ásia.

“O que queremos, e é aqui que temos pontos de vista diferentes de Elon, é que pneus e motores sejam fabricados nos Estados Unidos”, explica Navarro no vídeo, retirado de uma entrevista à CNBC.

“Navarro é realmente um idiota. O que disse é falso e fácil de provar”, Musk rebateu.

Em outra mensagem, garante que, de todas os fabricantes, a Tesla era a que tinha mais componentes “americanos”.

“Navarro deveria perguntar ao falso especialista que inventou, Ron Vara”, conclui.

Por Agência O Globo

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados