Notícias Recentes
Quem indicou a ministra Cármen Lúcia ao STF?
Cármen Lúcia foi indicada para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo então presidente Lula, assumindo o cargo em 21 de junho de 2006. Atualmente, ela é membro da Primeira Turma do STF desde 2021, após a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. Ela é a única mulher no plenário da Corte neste momento, depois que Rosa Weber se aposentou.
Nascida em Montes Claros, Minas Gerais, Cármen Lúcia tem uma longa trajetória na magistratura. Além de ministro do STF desde 2006, presidiu a Corte entre 2016 e 2018, e assumiu temporariamente a Presidência da República em cinco ocasiões durante seu mandato como presidente do STF. Ela foi a segunda mulher a liderar o STF, seguindo a presidência da Ellen Gracie que foi de 2006 a 2008, e foi a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde também exerceu o cargo de presidente em duas oportunidades.
Formada em Direito pela PUC Minas, possui mestrado em Direito Constitucional pela mesma instituição e especialização em Direito Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Antes de sua nomeação ao STF, trabalhou como advogada e é professora na PUC Minas há mais de duas décadas.
Sobre o julgamento envolvendo Bolsonaro no STF, até o final do dia 9, Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação do ex-presidente, enquanto Luiz Fux defendeu a absolvição de Bolsonaro e dos demais réus. Ainda faltam os votos da Cármen Lúcia e do advogado Cristiano Zanin.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login