Conecte Conosco

Centro-Oeste

Raiva em morcegos: Secretaria de Saúde do DF confirma dois casos

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou a ocorrência de dois casos de raiva em morcegos, registrados nos meses de junho e julho deste ano, nas regiões de Sobradinho e Planaltina.

Segundo a secretaria, os morcegos tiveram contato apenas com cães, sem registros de exposição a humanos. As notificações foram divulgadas em 8 de julho.

Os morcegos afetados são da espécie frugívora, que se alimenta de frutas. A SES-DF ressalta que, em seu comportamento habitual, esses animais não apresentam risco para a população.

Procedimentos para recolhimento de morcegos

Na capital federal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) é responsável pela coleta da maioria dos animais mortos. Contudo, em situações de risco epidemiológico à saúde humana, a Vigilância Ambiental de Zoonoses realiza a retirada.

Morcegos e primatas não humanos, como macacos e micos, têm recolhimento especial conduzido pela SES-DF através do programa de vigilância contra raiva e febre amarela.

Entre janeiro e maio de 2025, foram recolhidos 56 primatas não humanos e 158 morcegos, com apenas dois casos positivos para raiva neste ano.

O foco principal é a captura de morcegos em áreas urbanas devido ao potencial de transmissão aérea da raiva. São recolhidos morcegos mortos ou vivos que exibem comportamentos incomuns, como atividade diurna ou quedas em residências.

Medidas em casos positivos

Quando um caso de raiva é confirmado, ações imediatas são realizadas, incluindo a vacinação antirrábica em cães e gatos das áreas afetadas e campanhas educativas. A raiva é transmitida principalmente por mordidas, lambidas ou arranhões de animais silvestres, e não há registros de transmissão entre cães e gatos no DF desde os anos 2000.

Orientações para a população

A população deve acionar a Vigilância Ambiental através dos telefones 3449-4432 e 3449-4434 ou pelo e-mail zoonosesdf@gmail.com para informar sobre animais suspeitos ou mortos.

É recomendado não tocar em animais mortos, apenas isolar o local e contatar os responsáveis o mais rápido possível para garantir a qualidade da amostra e do diagnóstico.

Em caso de contato direto com morcegos, lave imediatamente a área com água e sabão e busque atendimento em unidade de saúde para avaliação.

Informações como localização, fotos e tipo do animal são essenciais para o atendimento. O atendimento telefônico ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h, horário em que também são feitos os recolhimentos.

Fora desse horário ou durante o fim de semana, recomenda-se o contato pelo WhatsApp no número 61 34494434 ou pelo e-mail zoonosesdf@gmail.com.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados