Conecte Conosco

Notícias Recentes

Raquel Lyra ajusta agenda para fortalecer atuação em 2026

Publicado

em

Não dá para ignorar os acontecimentos recentes. A agenda do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que passou quatro dias no interior de Pernambuco num clima de campanha, alterou o ritmo que a governadora Raquel Lyra (PSD) já vinha adotando.

A gestora está focada cada vez mais em resultados concretos, independente da situação. A filosofia diária é mais presença nas ruas e menos no gabinete. A saída do estado será rara, reservada apenas para casos urgentes, e viagens ao exterior estão descartadas. O foco é Pernambuco.

O evento “Pernambuco meu país”, que inicia na próxima sexta-feira em Salgueiro e Triunfo, não será só um festival, mas uma oportunidade para fortalecer os vínculos com líderes locais e a população. Dez municípios receberão a programação até setembro. As redes sociais também ganharam dinamismo.

A movimentação do prefeito da capital em promover encontros políticos e firmar convênios em outras cidades, assumindo uma postura de liderança estadual, aumentou a intensidade do discurso da governadora. Ele já vinha ultrapassando o papel administrativo ou de prestação de contas.

Mas quando o gestor adotou símbolos do Brasil, como gibão e chapéu de couro, que recebeu do prefeito de Serrita, e participou da Missa do Vaqueiro, gesto simbólico local, foi um desafio direto.

“Aqui não é palanque político.” O recado foi claro, sem mencionar nomes. A governadora não pretende poupar críticas e quer garantir que as decisões firmes de 2023 sejam respeitadas para manter a ordem atual.

João Campos esteve em Brejão, Garanhuns, Petrolândia, Serra Talhada, Salgueiro e Serrita, com novas rotas previstas.

Conflitos e posicionamentos

O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, comparou adversários a corvos, o que foi classificado como “tosco e racista” pelo ex-ministro Gilson Machado. Em entrevista à Rádio Folha, repudiou os ataques verbais desnecessários e inadequados.

Reforço no PSDB

O presidente estadual do PSDB, deputado Álvaro Porto, tem gravado inserções para demonstrar força na legenda e apresentar seu filho, Gabriel Porto, como pré-candidato a deputado, com exibição prevista para agosto.

Alianças que mudam

Em 2022, o prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), apoiou Raquel Lyra na campanha. Porém, depois do gesto amigável do prefeito do Recife, João Campos, na 55ª Missa do Vaqueiro, a aliança provavelmente não se repetirá.

Nova coordenação na majoritária

Embora oficialmente João Campos não seja pré-candidato ao governo, o pré-candidato a deputado Carlos Costa designou o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, como coordenador da campanha majoritária no Sertão de Itaparica, mesmo sem autorização formal.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados