Notícias Recentes
Raquel Lyra ajusta agenda para fortalecer atuação em 2026

Não dá para ignorar os acontecimentos recentes. A agenda do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que passou quatro dias no interior de Pernambuco num clima de campanha, alterou o ritmo que a governadora Raquel Lyra (PSD) já vinha adotando.
A gestora está focada cada vez mais em resultados concretos, independente da situação. A filosofia diária é mais presença nas ruas e menos no gabinete. A saída do estado será rara, reservada apenas para casos urgentes, e viagens ao exterior estão descartadas. O foco é Pernambuco.
O evento “Pernambuco meu país”, que inicia na próxima sexta-feira em Salgueiro e Triunfo, não será só um festival, mas uma oportunidade para fortalecer os vínculos com líderes locais e a população. Dez municípios receberão a programação até setembro. As redes sociais também ganharam dinamismo.
A movimentação do prefeito da capital em promover encontros políticos e firmar convênios em outras cidades, assumindo uma postura de liderança estadual, aumentou a intensidade do discurso da governadora. Ele já vinha ultrapassando o papel administrativo ou de prestação de contas.
Mas quando o gestor adotou símbolos do Brasil, como gibão e chapéu de couro, que recebeu do prefeito de Serrita, e participou da Missa do Vaqueiro, gesto simbólico local, foi um desafio direto.
“Aqui não é palanque político.” O recado foi claro, sem mencionar nomes. A governadora não pretende poupar críticas e quer garantir que as decisões firmes de 2023 sejam respeitadas para manter a ordem atual.
João Campos esteve em Brejão, Garanhuns, Petrolândia, Serra Talhada, Salgueiro e Serrita, com novas rotas previstas.
Conflitos e posicionamentos
O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, comparou adversários a corvos, o que foi classificado como “tosco e racista” pelo ex-ministro Gilson Machado. Em entrevista à Rádio Folha, repudiou os ataques verbais desnecessários e inadequados.
Reforço no PSDB
O presidente estadual do PSDB, deputado Álvaro Porto, tem gravado inserções para demonstrar força na legenda e apresentar seu filho, Gabriel Porto, como pré-candidato a deputado, com exibição prevista para agosto.
Alianças que mudam
Em 2022, o prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), apoiou Raquel Lyra na campanha. Porém, depois do gesto amigável do prefeito do Recife, João Campos, na 55ª Missa do Vaqueiro, a aliança provavelmente não se repetirá.
Nova coordenação na majoritária
Embora oficialmente João Campos não seja pré-candidato ao governo, o pré-candidato a deputado Carlos Costa designou o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, como coordenador da campanha majoritária no Sertão de Itaparica, mesmo sem autorização formal.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login