Notícias Recentes
Raquel Lyra apoia Encontro de Maracatus em Nazaré e destaca proteção às mulheres
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, visitou Nazaré da Mata, localizada na Zona da Mata Norte, nesta segunda-feira (16), para participar do tradicional Desfile de Maracatus, evento cultural importante do estado.
Durante a sua visita, que integrou a programação carnavalesca, a governadora reforçou o compromisso do governo estadual com o Maracatu Rural e enfatizou a relevância do respeito às mulheres e da rede de proteção disponibilizada pelo Estado, alinhada ao tema deste ano da festa: “O Maracatu Rural Veste as Cores da Folia e o Respeito pelas Mulheres”. O município contou também com o palco Pernambuco Meu País na programação.
Raquel Lyra afirmou: “Estamos investindo no Carnaval por todo o Estado, e em Nazaré não é diferente. Nosso governo apoia esta festa tradicional, que este ano aborda a violência contra a mulher. Quero lembrar que se uma mulher disser não a um homem que se aproxima, isso precisa ser respeitado. E para as mulheres que se sentirem vítimas de assédio ou violência, a rede de acolhimento está à disposição.”
A vice-governadora Priscila Krause salientou a importância de debater continuamente a violência contra as mulheres. “Este é um tema que deve ser abordado todos os dias. Um dos principais eixos do programa Juntos Pela Segurança é justamente o enfrentamento à violência contra a mulher. Construir uma sociedade mais justa e igualitária começa com o papel fundamental das mulheres na sociedade”, afirmou.
A secretária da Mulher do estado, Juliana Gouveia, detalhou as ações da pasta durante as festividades e ressaltou a relevância do tema central da folia deste ano.
“É fundamental que um carnaval tradicional como o de Nazaré da Mata aborde este tema. Estamos com uma unidade móvel na cidade, fazendo campanha de prevenção e apoio às vítimas de violência e fortalecendo os espaços dedicados às mulheres”, explicou.
Cortejo cultural
Este ano, 33 grupos de maracatu de Nazaré e de outras cidades participaram do cortejo, incluindo o tradicional Cambinda Brasileira, com 108 anos de existência, o Maracatu Coração Nazareno das Mulheres (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) e o Maracatu Mirim. Eles seguiram do Parque dos Lanceiros até a Praça Papa João XXIII, também conhecida como Praça da Catedral, onde havia o palco principal.
O valor cultural e a continuidade das tradições pernambucanas não apenas encantam os foliões, como também impulsionam o comércio e o turismo na região.
Atrações culturais
Através do apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), diversas bandas, orquestras e artistas locais enriqueceram as atrações culturais em Nazaré da Mata.
Renata Borba, presidente da Fundarpe, destacou a importância do suporte às manifestações culturais do estado: “Estamos incentivando o Carnaval de Nazaré da Mata não só para celebrar o Maracatu, mas para preservar, divulgar e promover os saberes que esses mestres da cultura popular transmitem.”
Impacto econômico
Espera-se que até 20 mil pessoas por dia participem da programação, movimentando significativamente o comércio e a rede hoteleira local. O município também recebeu reforço policial com 862 operações extras para garantir segurança durante o carnaval.
Nazaré da Mata vive o Carnaval e o maracatu durante o ano todo, com eventos como o Viva o Maracatu, realizado em 1º de agosto para celebrar a manifestação cultural local. Para a prefeita Aninha da Ferbom, o apoio do governo estadual é essencial para ampliar a difusão da cultura local.
“Somos um polo para toda a Mata Norte e buscamos crescer a cada ano, sempre valorizando nossa cultura viva, que é o Maracatu, levando o nome de Nazaré e Pernambuco para o Brasil. O apoio institucional é o que permite que possamos realçar e expandir nossa festa”, destacou.
Participaram também da agenda os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Xisto Freitas (executivo da Casa Civil) e Yasmim Neves (executiva de Cultura), além do deputado estadual Gustavo Gouveia, do presidente da Amupe Marcelo Gouveia, e os prefeitos Éder Waltter (Vicência) e Henrique Queiroz (Buenos Aires).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login