Notícias Recentes
Raquel Lyra discute clima no Fórum dos Governadores

Governadora Raquel Lyra esteve presente na XVII reunião do Fórum Nacional de Governadores em Belém, realizada nesta quarta-feira (13), para discutir propostas relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
A líder do estado apresentou ações voltadas para a transição energética e a descarbonização da indústria, ressaltando a importância dos líderes estaduais enfrentarem os desafios ambientais do Brasil.
Na reunião, 22 estados brasileiros chegaram a um consenso sobre a pauta climática a ser apresentada ao governo federal, que contou com a participação de diversas autoridades.
Governadora Raquel Lyra comentou: “Grande parte das soluções para o mundo estão aqui. É fundamental restaurar áreas verdadeiramente desmatadas, como a Mata Atlântica e a Caatinga, que ainda são usadas como fonte de energia para o polo gesseiro. Em Pernambuco, trabalhamos para mudar essa realidade, com a redução do ICMS e a introdução do gás e-metanol como fonte alternativa”.
Ela acrescentou: “Saio deste encontro com um maior senso de compromisso, refletindo sobre como podemos colaborar para fortalecer o Pará e, além das pré-conferências, apresentar ao Brasil e ao mundo uma COP histórica, feita pelas pessoas certas e no local ideal”.
O evento contou também com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião do encontro, que destacou as obras estruturantes previstas para a COP30, como o Parque da Cidade e o Porto do Futuro.
Helder Barbalho agradeceu a participação do presidente da COP, que apresentou as estratégias ambientais e diplomáticas do governo brasileiro, além da contribuição dos estados nas discussões durante o evento.
Daniel Coelho, secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, destacou que Pernambuco terá muito a mostrar na COP30 em relação aos cuidados ambientais adotados.
Daniel Coelho exemplificou: “Estamos preservando biomas como a Caatinga, recuperando corais e promovendo o plantio de árvores na Mata Atlântica. Também introduzimos gás natural no polo gesseiro do Sertão do Araripe, integrando os setores econômico e ambiental”.
Acompanhou a governadora o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login