Notícias Recentes
Raquel Lyra: mudanças antes da primeira pesquisa do ano
Antes da divulgação da primeira pesquisa Datafolha/CBN para o governo de Pernambuco neste ano, a chefe do Executivo estadual, Raquel Lyra (PSB), começou a ajustar algumas táticas em sua agenda pública.
Nos últimos seis meses, suas redes sociais ficaram mais ativas e dinâmicas; os eventos mais bem organizados; os discursos ganharam maior objetividade; e as agendas foram divulgadas de maneira mais restrita, assim como ocorre com as do seu principal adversário, o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Em uma possível disputa pelo Palácio das Princesas, a pesquisa indica que o prefeito João Campos lidera com 48% das intenções de voto, enquanto a governadora aparece com 35%.
Esta é a primeira vez que os dados refletem os esforços da governadora em sua movimentação pelo estado, diminuindo a diferença para seu concorrente principal.
Apesar de afirmar que ainda é cedo para tratar sobre eleição, a governadora e os opositores já anteciparam a campanha para a reeleição. Na quinta-feira, véspera da divulgação do levantamento, ela projetou a administração para os próximos cinco anos pela primeira vez publicamente.
“Este ano não deve ser visto como o último do nosso mandato, mas como o início dos próximos cinco… Tudo depende do que estamos plantando agora”, declarou otimista.
Raquel Lyra evita comentar sobre pesquisas, mas os números animaram sua equipe, que acredita estar seguindo o caminho certo.
Visão da oposição
Nos bastidores, comenta-se que o grupo do prefeito João Campos ficou preocupado com a pesquisa Datafolha/CBN, pois as anteriores eram feitas pela Folha de S.Paulo ou Globo. Eles aguardam novos dados para comparar, já contando com o crescimento de Raquel Lyra, que ocorreu antes do previsto.
Movimentos no Cidadania
João Baltar Freire, presidente licenciado do Cidadania, deve reassumir a liderança do partido em Pernambuco na próxima semana, após decisão judicial nacional. Ele já declarou que a formação de federação com o PSB está descartada, e que a governadora Raquel Lyra comandará a montagem das chapas proporcionais.
Foco na base
O deputado estadual Doriel Barros, ex-presidente do PT em Pernambuco, optou por não participar da festa do partido em Salvador, que termina hoje com a presença do presidente Lula. “Este ano não pode haver descuido”, afirmou, preferindo dedicar-se mais às bases.
Ajustando as metas
O deputado Pedro Campos (PSB) calculou que a governadora precisará revisar o cronograma para a conclusão e entrega das creches. A promessa é entregar uma unidade por semana até o final do ano. “Será necessário entregar quatro a cinco por semana para cumprir a promessa de finalizar as 250 creches até 2026.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login