Os mais de 102.000 contribuintes que caíram na malha fina de 2008 a 2017 vão receber hoje a restituição do Imposto de Renda. Ao todo, a Receita Federalpagará 210 milhões de reais diretamente nas contas indicadas nas declarações, incluindo idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Como forma de orientar o contribuinte, a Receita Federal divulgou um vídeo no YouTube “Caiu na Malha Fina? Conheça o e-Defesa”. Lá, é possível aprender como acompanhar a declaração e se o problema da declaração é alguma pendência que pode ser corrigida.
Outro problema bastante comum é erro no preenchimento, que pode ser resolvido com uma retificação. Só é possível retificar a declaração apresentada antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal.
Porém, caso a declaração retida em malha esteja correta e o contribuinte tenha toda a documentação que comprove as informações, é possível antecipar a entrega dessa documentação ou aguardar uma intimação fiscal ou uma notificação de lançamento (autuação) da Receita Federal.
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login