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Receita paga restituições da malha fina de novembro

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Cerca de 249 mil contribuintes que tiveram pendências no Imposto de Renda e regularizaram suas situações com a Receita Federal receberão os valores devidos. A Receita efetuará o pagamento do lote de restituições referente à malha fina do mês de novembro nesta sexta-feira (28). Além disso, o lote inclui restituições residuais de exercícios anteriores.

Ao todo, 214.310 contribuintes terão disponível o valor total de R$ 494,09 milhões. Desse montante, R$ 296,95 milhões serão destinados a contribuintes que possuem prioridade para o reembolso.

Dentre os beneficiados com prioridade, destacam-se 138.164 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou que optaram pelo recebimento via Pix. Também têm prioridade idosos entre 60 e 79 anos, profissionais do magistério como principal fonte de renda, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e idosos acima de 80 anos.

A Receita Federal também efetuará pagamentos para 30.867 contribuintes sem prioridade que regularizaram suas pendências na malha fina.

A consulta para saber sobre o pagamento está disponível desde o dia 21 na página oficial da Receita Federal. O contribuinte deve acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo oficial da Receita Federal para dispositivos móveis.

Sobre o pagamento

O depósito será realizado na conta corrente ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. Caso o nome do contribuinte não conste na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para conferir o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Se o depósito não ocorrer na conta informada por motivos como encerramento da conta, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte poderá agendar a transferência para outra conta em seu nome pelo Portal BB ou pelos canais telefônicos do banco, incluindo atendimento para pessoas com deficiência auditiva.

Após um ano, se o valor não for resgatado, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, na opção para solicitar restituição não sacada na rede bancária.

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