Conecte Conosco

Economia

Recife amplia programa para CNH Social com 300 novas vagas

Publicado

em

A prefeitura do Recife anunciou a expansão do programa CNH Social Recife, ofertando 300 vagas adicionais para beneficiar ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade social com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita.

O anúncio foi feito na quinta-feira (12) pelo prefeito João Campos durante a aula inaugural da primeira turma do programa, realizada no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio. O evento contou com a presença dos primeiros 300 beneficiários, todos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Com essa nova inclusão, o total de vagas disponíveis atinge 600, ampliando o acesso ao processo completo de habilitação sem custo.

Formação gratuita e mais chances para o mercado de trabalho

De acordo com o prefeito João Campos, a intenção do programa é facilitar a entrada no mercado de trabalho por meio da formação e emissão gratuita da CNH.

“Estamos oferecendo treinamento, capacitação e a obtenção da Carteira de Habilitação de forma gratuita. Iniciamos com 300 vagas e hoje expandimos para 600, dobrando o alcance da iniciativa”, declarou João Campos.

Na primeira turma, 284 dos selecionados são mulheres, ilustrando o foco social da ação. O programa abrange a primeira habilitação nas categorias A e B, além da possibilidade de mudança de categoria e inclusão da autorização para exercício de atividade remunerada.

Durante a aula inaugural, os participantes foram orientados acerca das etapas seguintes, como aulas teóricas e práticas, exames médicos e psicotécnicos, e procedimentos junto ao Detran-PE.

Alta procura e perfil dos beneficiários

O programa teve grande adesão, com mais de 21 mil inscrições na primeira edição, todas gerenciadas pela plataforma digital Conecta Recife, que também ofereceu suporte presencial para os candidatos.

Instituído pela Lei Municipal nº 19.428/25, o CNH Social Recife integra ações da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, facilitando o acesso ao trabalho formal a grupos vulneráveis.

O levantamento socioeconômico da primeira turma indicou que:

  • 94,7% são mulheres
  • 99,3% são pessoas negras (pretas e pardas)
  • 93,3% estão sem emprego formal
  • 97,3% são beneficiárias do Bolsa Família

Públicos prioritários incluíram pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência e pais e mães atípicos, reforçando a dimensão social do programa.

Segundo Edivania Arcanjo, secretária em exercício de Assistência Social e Combate à Fome, “o CNH Social Recife amplia oportunidades para quem enfrenta mais obstáculos no acesso ao trabalho e à renda, priorizando mulheres, pessoas negras, mães e pais atípicos e famílias vulneráveis, garantindo que essa política pública gere autonomia e inclusão produtiva.”

Parceria para ampliar oportunidades de renda

A prefeitura também anunciou colaboração com a plataforma 99 para beneficiar 500 motoristas já habilitados, porém sem registro de Exerce Atividade Remunerada (EAR) na CNH. O projeto custeará o curso necessário para a inclusão do EAR e, após a conclusão, os participantes receberão um bônus de R$ 999 ao iniciarem na plataforma.

Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, afirmou: “Criar canais para geração de renda é proporcionar uma vida mais digna. Combinando tecnologia e assistência social, vamos impulsionar o crescimento do Recife.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados