Conecte Conosco

Centro-Oeste

Rede de padarias e farmácias no DF envolvida em fraude milionária

Publicado

em

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeou nesta quarta-feira (19) a Operação Bethlehem, que revelou um elaborado esquema de evasão fiscal praticado por empresários do setor de padarias e farmácias no DF. A investigação foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (DOT/Decor) e indica que o grupo deixou de pagar cerca de R$ 15,5 milhões em impostos entre 2017 e 2022. Os nomes das empresas envolvidas não foram divulgados.

Segundo a PCDF, os empresários criaram uma empresa fantasma registrada em nome de dois ‘laranjas’: um sobrinho e um funcionário do contador responsável pela contabilidade da rede. Essa empresa utilizava máquinas de cartão de crédito e débito para registrar vendas que não apareciam nos registros oficiais das padarias e farmácias. Dessa forma, o faturamento declarado era menor, permitindo a sonegação dos tributos devidos.

A fraude beneficiava diretamente os donos da rede, atuante principalmente na região do Gama. Para aprofundar as investigações, a polícia cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em propriedades no Gama, Santa Maria, Ceilândia e Valparaíso de Goiás (GO). Além disso, a Justiça autorizou o bloqueio de bens e valores equivalentes à dívida de cerca de R$ 15,5 milhões, buscando ressarcir os cofres públicos e enfraquecer financeiramente os envolvidos.

Os suspeitos podem ser acusados por sonegação fiscal, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro, crimes que somados podem resultar em penas de até 24 anos de prisão.

O nome da operação vem do termo hebraico Bethlehem, que significa ‘casa do pão’, uma referência ao principal ramo de atividade dos investigados. A ação contou com o apoio de 60 policiais civis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados