Centro-Oeste
Refugiadas Venezuelanas Ensina Espanhol Grátis

Com o objetivo de ajudar a comunidade e oferecer novas possibilidades, Marysabel Atopo e Lizmary Venz, duas refugiadas venezuelanas residentes no Brasil, tornaram-se professoras em um projeto social na QNM 28, em Ceilândia Norte. Elas ministram aulas gratuitas de espanhol para interessados.
Antes de participarem do projeto como professoras, Marysabel e Lizmary tiveram contato inicial ao frequentar aulas de zumba no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), onde o projeto acontece.
Decididas a contribuir com a comunidade que as acolheu, elas uniram forças para oferecer as aulas. Segundo Marysabel, ensinar o idioma é uma forma de colaborar e criar oportunidades: “Aprender um novo idioma pode abrir portas e aumentar a autoconfiança.”
Lizmary destaca a troca cultural proporcionada pelo ensino: “Enquanto ensino espanhol, aprendo com os alunos sobre o Brasil, sua cultura e costumes. Cada aula é um momento de aprendizado mútuo e isso é muito enriquecedor.”
O curso, disponível desde o início do ano pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), resulta de uma colaboração entre a gerência do CEU das Artes e as professoras venezuelanas, que hoje são voluntárias e já formaram mais de 30 alunos divididos em duas turmas.
As aulas acontecem nas manhãs de quarta e sábado em uma sala adequada e equipada para as atividades. Ao final de cada módulo, os participantes recebem certificado de conclusão.
O CEU das Artes oferece também uma programação gratuita de atividades culturais, esportivas e cidadãs, incluindo ginástica, jiu-jítsu, karatê, futebol, balé, kangoo jump, forró, carimbó, vogue e break freestyle para a comunidade. As inscrições devem ser feitas presencialmente.
Informações disponibilizadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login