Mundo
Reino Unido aplica 90 sanções à Rússia e mira empresas da China e Índia

O Reino Unido anunciou na quarta-feira, dia 15, a implementação de mais de 90 sanções contra a Rússia, visando reduzir a receita de grandes empresas de energia como Rosneft e Lukoil, além de atingir organizações na China e Índia.
Essas sanções foram descritas pelo governo britânico como um ataque direto ao principal suporte financeiro do conflito liderado por Putin, focando especificamente em Rosneft e Lukoil – duas das maiores companhias do setor petrolífero no mundo, responsáveis por uma exportação conjunta de 3,1 milhões de barris diários de petróleo.
A empresa Rosneft responde sozinha por 6% da produção global de petróleo e quase metade da produção russa do combustível.
Além disso, as medidas incluem restrições a quatro terminais petrolíferos na China, 44 navios petroleiros da chamada “frota sombra” que transportam petróleo russo, e à empresa indiana Nayara Energy Limited, que importou 100 milhões de barris do petróleo russo, avaliados em mais de US$ 5 bilhões em 2024.
Este anúncio foi feito pouco antes da chegada da ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, a Washington para participar das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI). Durante sua visita, ela irá se reunir com ministros das finanças do G7 e participar de uma mesa redonda focada na situação da Ucrânia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login