Mundo
Reino Unido exige que X combata vídeos sexuais falsificados por IA
O governo do Reino Unido solicitou nesta terça-feira (6) que a rede social X, propriedade de Elon Musk, busque uma solução para impedir a circulação de imagens falsas de mulheres e meninas nuas geradas pelo assistente de inteligência artificial Grok.
Liz Kendall, ministra da Tecnologia do governo trabalhista de Keir Starmer, declarou: “O que temos observado na internet ultimamente é simplesmente indignante e inaceitável para uma sociedade decente”.
Ela acrescentou que a propagação dessas imagens degradantes, que impactam principalmente mulheres e meninas, não será permitida e que a plataforma X precisa resolver urgentemente este problema.
Grok, assistente de IA da rede social do bilionário americano Elon Musk, foi criticado após usuários terem criado imagens sexualizadas de mulheres e menores utilizando a ferramenta, provocando indignação mundial.
A Comissão Europeia informou na segunda-feira (5) que avalia com atenção as denúncias relacionadas ao assistente.
Liz Kendall ressaltou que o Reino Unido não tolerará a disseminação contínua de conteúdos ofensivos e difamatórios online, apoiando totalmente as ações do órgão regulador britânico Ofcom e qualquer medida necessária para combater o problema.
O Ofcom, responsável pela regulação dos meios de comunicação e serviços online no Reino Unido, solicitou informações ao X sobre as medidas de proteção aos usuários e não descartou abrir uma investigação formal.
Na última sexta-feira (2), o assistente Grok reconheceu falhas que permitiram a criação de imagens de cunho sexual envolvendo menores e mulheres, comprometendo-se a corrigir essas vulnerabilidades com urgência.
De acordo com a legislação britânica de segurança online (Online Safety Act), as plataformas precisam atuar rapidamente para combater esse tipo de conteúdo e removê-lo.
Em caso de descumprimento, as empresas podem ser multadas em até 18 milhões de libras (aproximadamente 129 milhões de reais) ou 10% da receita global, caso esse valor seja maior.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login