Economia
Reino Unido proíbe anúncio do sabonete Sanex por estereótipo racial
O órgão regulador de publicidade do Reino Unido baniu, nesta quarta-feira (20), um comercial do sabonete líquido Sanex, pertencente ao grupo americano Colgate-Palmolive, por sugerir que pessoas de pele negra têm um problema e que a pele branca é melhor.
A Autoridade de Normas Publicitárias (ASA, sigla em inglês) decidiu agir após receber duas reclamações que apontavam que o anúncio na TV reforçava estereótipos negativos sobre pessoas com pele mais escura.
No comercial, exibido em junho, apareciam duas modelos negras com a pele seca e com coceira, sugerindo um problema, enquanto uma modelo branca mostrava a pele macia.
O órgão regulador afirmou que o anúncio poderia reforçar ideias raciais negativas e ofensivas, colocando a pele negra como problemática e a pele branca como superior.
Foi determinado que o anúncio não deveria ser exibido novamente por violar regras contra publicidade ofensiva ou prejudicial.
Durante a investigação, a Colgate-Palmolive, dona da marca Sanex, explicou que a inclusão de modelos de diferentes etnias e tons de pele fazia parte do seu compromisso com a diversidade, e que o produto é apropriado para todos os tipos de pele.
A ASA reconheceu que a intenção não era causar ofensa, mas alertou a empresa para que evite qualquer conteúdo que possa ser entendido como racialmente ofensivo.
A Colgate-Palmolive respondeu afirmando que o comercial tinha como objetivo mostrar como sua linha Skin Therapy ajuda a saúde da pele, independentemente do tipo de pele, e que está ciente da decisão da ASA.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login