Mundo
Reino Unido pune autoridades iranianas por repressão
O governo britânico anunciou nesta segunda-feira (2) que aplicará sanções contra dez autoridades do Irã, incluindo o ministro do Interior, como resposta à severa repressão dos protestos ocorridos nas últimas semanas.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores destacou que as penalidades visam responsabilizar os envolvidos por graves violações dos direitos humanos.
As sanções atingem o ministro do Interior iraniano, Eskandar Momeni, além de agentes da polícia e figuras de destaque na administração do país.
Também serão sancionadas as Forças de Ordem da República Islâmica do Irã (FARAJA), além de outros dez indivíduos, incluindo dois oficiais do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI), um empresário associado ao CGRI e dois juízes.
As medidas consistem em bloqueio de bens, restrições de viagem e proibição de ocupação de cargos executivos em empresas sob jurisdição britânica, conforme informado pelo Foreign Office.
Segundo a ministra das Relações Exteriores, Yvette Cooper, “o povo iraniano mostrou uma enorme bravura diante da brutalidade sofrida ao reivindicar seu direito a protestar pacificamente”.
“Estamos comprometidos em impor sanções e advertimos o regime iraniano contra novas ações repressivas. Ressaltamos que os responsáveis serão responsabilizados, e o conjunto de medidas anunciado visa exatamente isso”, concluiu Cooper.
O Irã admitiu milhares de mortes durante os protestos, com a Presidência divulgando recentemente os nomes de 2.986 das 3.117 pessoas que faleceram nos distúrbios, segundo as autoridades oficiais.
Por outro lado, a agência Human Rights Activists News Agency, sediada nos Estados Unidos, confirmou um número maior, totalizando 6.842 óbitos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login