Conecte Conosco

Economia

Reino Unido quer que sites possam negar uso de IA do Google

Publicado

em

A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) anunciou nesta quarta-feira (28) uma proposta para que os sites tenham a opção de impedir que seu conteúdo seja utilizado na ferramenta “Visão geral criada por IA” do Google, que cria resumos automatizados das buscas feitas pelos usuários usando inteligência artificial.

Essa iniciativa está aberta para consulta pública e foi motivada pela classificação do Google, em outubro do ano passado, como um “ator estratégico no mercado” de buscas online, o que implica em regras mais rígidas para a empresa devido ao seu domínio nesse segmento.

Proprietários de sites, especialmente veículos de imprensa, têm criticado a utilização da IA por aproveitar seus conteúdos para alimentar algoritmos, sem oferecer remuneração. Além disso, eles apontam que os resumos gerados pela IA desencorajam os usuários a visitarem suas páginas originais, resultando na diminuição do tráfego e da receita publicitária.

De acordo com a proposta da CMA, os editores poderão escolher não permitir que seus conteúdos sejam usados para alimentar ferramentas de IA, como a “Visão geral criada por IA”, ou para o treinamento de modelos de IA fora das buscas do Google.

O regulador também determina que o Google deverá implementar medidas para garantir que os conteúdos dos editores sejam devidamente creditados nos resultados gerados pela inteligência artificial.

Atualmente, cerca de 90% das pesquisas feitas no Reino Unido utilizam o Google, que conta com mais de 200 mil empresas britânicas anunciando em sua plataforma.

Entre outras medidas sugeridas pela CMA estão a exibição de uma tela que facilite a mudança do mecanismo de busca padrão e regras que assegurem uma classificação justa dos resultados, que o Google teria que comprovar.

O período para participação na consulta pública vai até 25 de fevereiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados