Mundo
Reino Unido vende navios de guerra para Noruega por 10 bilhões de libras

O Reino Unido confirmou um acordo no valor de 10 bilhões de libras para fornecer navios de guerra à Noruega, conforme anunciado neste domingo, 31, pelo Ministério da Defesa britânico. O contrato envolve o fornecimento de fragatas Tipo 26, especialmente desenvolvidas para combate anti-submarino.
Segundo a nota oficial, este é o maior contrato de exportação de navios militares já realizado pelo Reino Unido, com previsão de geração de 4 mil empregos na década de 2030. Desses, mais de 2 mil serão na fábrica da BAE Systems, localizada em Glasgow.
A escolha da Noruega faz parte das estratégias para fortalecer a defesa no norte da Europa, país que integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). As fragatas adquiridas serão incorporadas à Marinha Real britânica, compondo uma frota de 13 navios anti-submarino: oito do Reino Unido e pelo menos cinco da Noruega.
O comunicado destaca que a parceria incluirá manutenção conjunta, treinamento detalhado das equipes, suporte técnico e intercâmbio de pessoal.
O primeiro-ministro norueguês, Jonas Store, mencionou que a decisão foi tomada entre várias ofertas competitivas, incluindo países como França, Alemanha e EUA, e que a colaboração contínua em segurança e defesa seguirá vigorosa com todos os parceiros considerados.
Após o anúncio, as ações de empresas do setor de defesa do Reino Unido apresentaram valorização significativa: BAE Systems subiu 2,25%, Rolls-Royce 2,8%, Babcock 3,74% e QinetiQ 1,43%.
Este conteúdo foi gerado com o apoio de inteligência artificial e cuidadosamente revisado e editado pela equipe do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login