Conecte Conosco

Centro-Oeste

Reitoria pede explicações sobre distribuição de drogas na UnB

Publicado

em

Rozana Reigota Naves, reitora da Universidade de Brasília (UnB), enviou um ofício ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) solicitando, com urgência, esclarecimentos acerca de um evento chamado “Roda de Conversa contra o encarceramento em massa e pela legalização”, realizado no Instituto Central de Ciências Norte, na última quarta-feira (1º/10).

De acordo com o documento, o encontro ocorreu das 12h às 18h e foi amplamente divulgado em perfis do Instagram com mensagens indicando possível distribuição de drogas no campus.

No ofício, a reitora exige uma resposta da diretoria do movimento estudantil em até 24 horas: “Esse pedido de informações é motivado pela repercussão da divulgação com esse teor na sociedade, diante dos ataques da extrema-direita que a Universidade de Brasília tem enfrentado.”

O Metrópoles teve acesso a algumas das postagens nas redes sociais. Em uma delas, o perfil “juntosdf” mencionava na imagem a distribuição de drogas e convocava os seguidores a participarem do evento. Em um detalhe em letra menor, um asterisco indicava que se tratava de drogas lícitas.

“Enquanto muitas pessoas são presas por porte de pequenas quantidades de cannabis, outras substâncias com alto potencial de risco — como açúcar, álcool, café e alimentos ultraprocessados — são livremente distribuídas e consumidas em todos os ambientes, inclusive nas instituições de ensino”, afirmava a publicação.

“Essa discriminação revela a verdadeira face da política de drogas no país: racista, punitiva e hipócrita. A guerra às drogas não tem como foco a saúde pública, mas sim o controle social e a exclusão”, conclui a postagem.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados