Conecte Conosco

Notícias Recentes

Renan critica candidatura de Lira ao Senado por falta de experiência em benefício de Alagoas

Publicado

em

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) declarou nesta quarta-feira que o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) deveria continuar atuando na Câmara dos Deputados nas próximas eleições. Ambos são pré-candidatos ao Senado e os principais concorrentes no pleito, mas Calheiros acredita que Lira ainda não possui experiência suficiente para representar e beneficiar o estado de Alagoas no Congresso Nacional.

— Acredito que ele deve permanecer um pouco mais na Câmara, pois não demonstrou experiência em promover melhorias e defender as causas alagoanas — afirmou o senador em entrevista concedida após encontro na sede da Polícia Federal, em Brasília, onde se reuniu com o diretor-geral Andrei Rodrigues para discutir o caso Master.

Ao ser perguntado sobre a candidatura do rival, Calheiros disse desconhecer detalhes e minimizou o assunto, mas anunciou que pretende reunir o MDB na próxima semana para decidir que os filiados devem comprometer-se a não apoiar o ex-presidente da Câmara.

— Vou convocar o partido para definir que somente serão candidatos os que se comprometerem a votar na coligação. Quem desejar apoiar Arthur Lira deve seguir seu próprio partido — destacou.

Disputa e críticas

Esta declaração reforça a postura de Renan Calheiros sobre Arthur Lira. No final de janeiro, em uma visita ao interior de Alagoas, Calheiros rejeitou a ideia de aliança com Lira, criticando sua atuação passada.

— Não farei aliança com Arthur Lira em nenhuma região do estado. Quando ele teve poder como presidente da Câmara, não ajudou Alagoas e agiu contra os interesses do estado. Por isso, não compartilho palanque com ele — declarou, conforme o portal Ítalo Timóteo.

Lira, por sua vez, mantém silêncio sobre as críticas atuais, mas já protagonizou ataques a Renan Calheiros anteriormente, como em maio de 2022, quando chamou o senador de “cachorro sem dente que se aproveita da miséria do povo alagoano” após acusações de corrupção feitas por Calheiros.

Polêmicas sobre projeto de lei

Outro confronto recente ocorreu em relação ao projeto que concede isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês. O projeto teve como relator Arthur Lira na Câmara e Renan Calheiros no Senado, e houve disputa sobre a autoria e mérito da proposta, com críticas públicas de ambos os lados.

No dia da votação no Senado, Calheiros fez críticas ao texto vindo da Câmara, ressaltando que continha trechos inadequados e que prejudicavam a arrecadação, embora tenha votado a favor pela urgência da aprovação.

— O projeto veio com muitos erros e dispositivos que favorecem privilégios, comprometendo o equilíbrio fiscal, conforme análise técnica do Senado — afirmou.

Por outro lado, Arthur Lira respondeu em nota, alegando que o projeto foi alvo de ataques políticos e avaliações incorretas.

— Ao final, o Senado confirmou que a proposta é fiscalmente neutra, fundamentação essencial que guiou os trabalhos na Câmara — explicou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados