Conecte Conosco

Mundo

Resgate continua para migrantes desaparecidos perto de Lampedusa

Publicado

em

As equipes de resgate continuam suas operações nesta quinta-feira (14) para encontrar migrantes desaparecidos após o naufrágio de duas embarcações na quarta-feira, próximo à pequena ilha italiana de Lampedusa, que resultou em 27 mortes.

“Foram recuperados 23 corpos e há 60 sobreviventes”, todos “em bom estado de saúde”, declarou à AFP o porta-voz da Cruz Vermelha italiana, Marco Ottaviano.

Os corpos das vítimas estão sendo transportados para a ilha para procedimentos de identificação.

“Pelo menos 27 pessoas se afogaram em um trágico naufrágio perto de Lampedusa. Em 2025, mais de 700 refugiados e migrantes perderam a vida no Mediterrâneo central”, lamentou na rede social X o chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi. Um primeiro balanço divulgado na quarta-feira indicava 26 mortos.

A rota marítima do Mediterrâneo central é considerada a mais perigosa do mundo, conforme a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O porta-voz da organização, Flavio di Giacomo, informou no X que aproximadamente 95 pessoas partiram da Líbia em duas embarcações.

Os migrantes teriam saído das proximidades de Trípoli pela manhã, mas após uma das embarcações afundar, todos os passageiros tentaram se acomodar na outra, que acabou virando devido ao peso excessivo.

Por volta do meio-dia de quarta-feira, um helicóptero da ‘Guarda di Finanza’ — órgão similar à polícia alfandegária — avistou uma das embarcações e emitiu o alerta, conforme comunicado da Guarda Costeira italiana.

Entre os sobreviventes, a Cruz Vermelha contabilizou 56 homens e 4 mulheres.

Os migrantes que tentam chegar à Itália via Lampedusa, que está localizada a apenas 145 km da costa norte-africana, geralmente enfrentam a travessia em embarcações lotadas ou em condições precárias.

O governo de direita liderado por Giorgia Meloni firmou acordos com países do norte da África, oferecendo financiamento e treinamento em troca de apoio para impedir a partida dessas embarcações rumo à Itália.

De acordo com o Ministério do Interior italiano, 38.263 migrantes desembarcaram na Itália por via marítima até o momento neste ano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados