Economia
Resultado dos pedidos de cotas e atendimento especial no CNU 2025

A FGV, responsável pela organização da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025), divulgou os resultados definitivos das inscrições homologadas para vagas destinadas a pessoas autodeclaradas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência (PCD). Também foram publicados os resultados dos pedidos de atendimento especial para gestantes, lactantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como acessar
As listas finais de candidatos que tiveram seus pedidos aprovados ou negados para as vagas reservadas trazem os nomes na ordem de número de inscrição, nome e bloco temático, em ordem alfabética.
Os candidatos podem consultar a decisão do seu pedido individualmente na página de acompanhamento do concurso, utilizando o CPF e senha do portal Gov.br.
Ações afirmativas
Nesta segunda edição do CNU, são oferecidas 3.652 vagas em 32 órgãos públicos federais. A nova Lei de Cotas (nº 15.142/2025), regulamentada pelo Decreto 12.536/2025, aumentou para 30% a reserva mínima de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais e processos seletivos simplificados.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), essa alteração já está vigente no CNU 2025. A reserva total para ações afirmativas é de 35%, distribuída da seguinte forma:
- 5% para PcDs,
- 25% para pessoas negras,
- 3% para indígenas,
- 2% para quilombolas.
Até o momento, o CPNU 2 registrou 252.596 inscrições homologadas nas cotas direcionadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e PCDs. As inscrições de pessoas negras somam 210.882, representando 27,7% do total de mais de 760 mil concorrentes.
Provas
As avaliações do CNU 2025 ocorrerão em dois dias, em 218 municípios do país. A primeira fase será no dia 5 de outubro, consistindo em provas objetivas com questões de múltipla escolha com cinco alternativas e uma única correta.
O resultado da fase objetiva e a convocação para a prova discursiva serão divulgados em 12 de novembro.
A segunda fase está prevista para 7 de dezembro e avaliará o conhecimento, argumentação e clareza do candidato.
Comprovação da autodeclaração
O edital do concurso determina que os candidatos aprovados que se declararam para reserva de cotas (PCD, pessoas negras, indígenas e quilombolas) serão convocados para confirmação da autodeclaração entre 30 de novembro e 8 de dezembro de 2025, nas cidades onde realizaram as provas.
A comissão formada pela FGV, composta por cinco membros, realizará a avaliação baseada em critérios fenotípicos (características físicas) para verificar a veracidade da autodeclaração.
O candidato será considerado negro se a maioria dos integrantes da comissão assim o reconhecer.
Para os PCDs, será feita a análise de documentos, como laudos médicos, para confirmar se o candidato atende aos critérios para concorrer às vagas destinadas a esse grupo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login