Conecte Conosco

Mundo

Reunião entre EUA e Europa sobre cessar-fogo na Ucrânia foi “construtiva”, afirma Zelenski

Publicado

em

A reunião entre autoridades de segurança dos Estados Unidos e Europa para discutir o cessar-fogo no conflito entre Rússia e Ucrânia, realizada no último sábado, 9, foi considerada “construtiva” pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em sua conta no X.

Estiveram presentes o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, que se reuniram com aliados ucranianos e europeus no Reino Unido para debater o esforço de Washington para acabar com a guerra. Também participaram representantes da França, Alemanha, Itália, Finlândia e Polônia, conforme relato de Zelensky.

“Recebemos um relatório do nosso time no Reino Unido — liderado por Andriy Yermak, chefe de gabinete da presidência da Ucrânia. Foram discutidas questões de segurança entre representantes dos EUA e da Europa. A reunião foi produtiva”, declarou o presidente.

Zelensky ainda comentou que seu homólogo americano, o ex-presidente Donald Trump, tem a capacidade e vontade de assegurar um acordo de cessar-fogo na região. “O necessário agora não é simplesmente um intervalo nas mortes, mas sim uma paz real e duradoura. Não um cessar-fogo futuro, em meses, e sim imediatamente. O presidente Trump me garantiu isso, e eu concordo plenamente”, afirmou o líder ucraniano.

Trump deve se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca na próxima sexta-feira, 15 de agosto. Recentemente, Zelensky rejeitou formalmente a ideia de ceder territórios ucranianos à Rússia e criticou o anúncio da reunião, alertando que qualquer acordo de paz que deixe Kiev de fora acabaria em “soluções sem futuro”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados