Mundo
Robert Kennedy Jr critica agência de saúde dos EUA após demissão da diretora

Robert F. Kennedy Jr., Secretário de Saúde dos Estados Unidos, criticou duramente os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nesta quinta-feira (28), logo após a saída de sua diretora. Segundo ele, a agência precisa passar por uma reforma completa.
Em entrevista ao canal Fox News, com posicionamento conservador, Kennedy foi questionado sobre uma declaração dos advogados da ex-diretora dos CDC, Susan Monarez, que o acusaram de colocar em risco a saúde de milhões devido à sua postura antivacinação.
“O presidente [Donald] Trump espera grandes mudanças dos CDC neste momento, e a agência enfrenta muitos problemas”, afirmou. “Houve muita desinformação durante a covid-19. Os erros aconteceram nos testes, no distanciamento social, no uso de máscaras e no fechamento das escolas, prejudicando bastante o povo americano.”
Kennedy Jr. também criticou um trabalho publicado em 1999 pela revista científica dos CDC, que ainda está disponível e lista a vacinação, a fluoretação da água e o planejamento familiar entre as maiores conquistas da saúde pública americana no século XX.
Segundo ele, “é necessário revisar as prioridades da agência”.
A declaração do Secretário de Saúde vem após a saída abrupta de Susan Monarez, cientista experiente que esteve no cargo por menos de um mês. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente tem o direito de exonerá-la e que um novo nome será anunciado em breve.
Os representantes de Monarez contestam a Justiça da demissão.
Mesmo com mais de 80 anos de atuação e importância comprovada para a saúde pública, os CDC têm sido criticados intensamente pelo atual governo desde que Kennedy Jr. assumiu a pasta.
O secretário destituiu especialistas renomados em vacinas, limitou fortemente o acesso às vacinas contra a covid-19 e reduziu o financiamento federal para vacinas baseadas na tecnologia mRNA, que foram consideradas decisivas para salvar milhões de vidas durante a pandemia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login