Conecte Conosco

Mundo

Robert Kennedy Jr critica agência de saúde dos EUA após demissão da diretora

Publicado

em

Robert F. Kennedy Jr., Secretário de Saúde dos Estados Unidos, criticou duramente os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nesta quinta-feira (28), logo após a saída de sua diretora. Segundo ele, a agência precisa passar por uma reforma completa.

Em entrevista ao canal Fox News, com posicionamento conservador, Kennedy foi questionado sobre uma declaração dos advogados da ex-diretora dos CDC, Susan Monarez, que o acusaram de colocar em risco a saúde de milhões devido à sua postura antivacinação.

“O presidente [Donald] Trump espera grandes mudanças dos CDC neste momento, e a agência enfrenta muitos problemas”, afirmou. “Houve muita desinformação durante a covid-19. Os erros aconteceram nos testes, no distanciamento social, no uso de máscaras e no fechamento das escolas, prejudicando bastante o povo americano.”

Kennedy Jr. também criticou um trabalho publicado em 1999 pela revista científica dos CDC, que ainda está disponível e lista a vacinação, a fluoretação da água e o planejamento familiar entre as maiores conquistas da saúde pública americana no século XX.

Segundo ele, “é necessário revisar as prioridades da agência”.

A declaração do Secretário de Saúde vem após a saída abrupta de Susan Monarez, cientista experiente que esteve no cargo por menos de um mês. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente tem o direito de exonerá-la e que um novo nome será anunciado em breve.

Os representantes de Monarez contestam a Justiça da demissão.

Mesmo com mais de 80 anos de atuação e importância comprovada para a saúde pública, os CDC têm sido criticados intensamente pelo atual governo desde que Kennedy Jr. assumiu a pasta.

O secretário destituiu especialistas renomados em vacinas, limitou fortemente o acesso às vacinas contra a covid-19 e reduziu o financiamento federal para vacinas baseadas na tecnologia mRNA, que foram consideradas decisivas para salvar milhões de vidas durante a pandemia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados