Economia
Robinson Shiba retorna ao Shark Tank Brasil após seis anos
Robinson Shiba, empresário criador da franquia China In Box e investidor nas primeiras temporadas do Shark Tank Brasil, voltou a dar uma palestra na última sexta-feira, 28.
Em 2019, Shiba sofreu um grave acidente de moto que resultou em sequelas motoras e dificuldade na fala. Desde então, ele ficou afastado da mídia e de grandes aparições públicas por seis anos.
Na palestra, Robinson Shiba utilizou tecnologia com inteligência artificial para se comunicar, através de um dispositivo que traduz o texto escrito em fala. “Estar de volta e falando para vocês é uma das melhores sensações que já vivi”, disse durante o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.
Ele agradeceu a equipe, a família e os amigos, comentando sobre a filosofia Ubuntu, que valoriza a comunidade e a interdependência: “Eu sou o que nós somos. Que possamos continuar fazendo a diferença na vida das pessoas e inspirando uns aos outros. Agradeço a todos que possibilitaram este momento. Espero ser inspiração e encorajo vocês a acreditarem em si mesmos”.
Robinson Shiba também revelou que participará do próximo episódio do Shark Tank Brasil, que será lançado no YouTube na próxima segunda-feira, dia 1º. Ele integrou o time de investidores fixos nas primeiras quatro temporadas, entre 2016 e 2019.
Recuperação de Shiba após o acidente
Desde o acidente de moto em 18 de fevereiro de 2019, Robinson Shiba enfrentou sérias dificuldades de saúde, incluindo uma parada cardíaca. Por mais de dois anos, ele esteve ausente de suas redes sociais, reaparecendo em 2021 com atualizações sobre sua recuperação.
Em entrevista de 2021, sua esposa, Marcia Shiba, contou que ele chegou a ficar em coma induzido durante três meses de internação. Depois, passou cerca de um ano e meio em reabilitação antes de voltar para casa. Apesar da perda da fala, sua memória estava preservada e ele compreendia o que as pessoas diziam, comunicando-se por meio de sons, olhares e gestos.
Marcia explicou que o longo uso de traqueostomia e a dificuldade na fala afetaram a alimentação, mas ele mantém todos os sentidos sem bloqueios, com capacidade de mover partes do corpo. No entanto, o traumatismo craniano grave na parte esquerda do cérebro impactou sua coordenação motora.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login