Notícias Recentes
Rodrigo Rollemberg pede investigação sobre fraudes no Banco Master
O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) protocolou no dia 2 o pedido para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as fraudes financeiras entre o Banco Master e o Banco Regional de Brasília (BRB).
Inicialmente com 199 assinaturas, a proposta já conta com 201, segundo a assessoria do parlamentar.
Segundo o requerimento, a CPI é urgente e necessária para desvendar responsabilidades e consequências de um dos maiores esquemas de fraude financeira recente no Brasil.
Rollemberg deseja apurar a criação de fundos fraudulentos, falsificação de contratos, montagem de ativos falsos e um prejuízo preliminarmente estimado pela Polícia Federal em mais de R$ 12,2 bilhões.
As investigações indicam fraude bilionária, risco e prejuízo ao patrimônio público, impacto em fundos previdenciários e conexão político-financeira.
A CPI terá 27 deputados titulares e igual número de suplentes para concluir as investigações em até 120 dias.
Em suas redes sociais, Rollemberg reforçou a urgência do tema: “Não existe espera. Não existe desculpa. Essa é uma das pautas mais urgentes para o país neste momento. A instalação precisa ser imediata”.
Ele ainda citou o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, como um dos alvos da apuração, afirmando que o Brasil tem o direito de esclarecer como ele conseguiu sua posição, quem permitiu e quem lucrou enquanto o risco recaía sobre a população. “Estamos falando de bilhões, possível dano ao interesse público e responsabilidade direta de quem deveria fiscalizar”.
Rodrigo Rollemberg concluiu: “Transparência não pode esperar. CPI do Master já”.
A bancada do PT discutirá apoio à CPI, enquanto o líder do governo na Câmara, José Guimarães, afirmou ser contrário à criação da comissão, destacando limitações regimentais para cancelar pedidos de CPI já em andamento.
A oposição também busca pressão para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que envolva senadores, com o objetivo de investigar as fraudes ligadas ao Banco Master.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login