Centro-Oeste
Roupas no chão do HBDF: gestora prioriza o bem-estar da equipe, diz Iges-DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) orienta contra a reserva de camas nas salas de descanso das unidades de saúde. A situação ganhou atenção após uma supervisora ter colocado roupas de profissionais no chão do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
De acordo com o Iges-DF, a gestora agiu buscando proteger o bem-estar coletivo dos funcionários, já que a reserva de camas prejudica o uso do espaço por outros profissionais.
Ao chegarem na sala de descanso, as técnicas de enfermagem da unidade de terapia intensiva (UTI) do HBDF encontraram suas roupas no chão. Conforme relatos, a supervisora Fernanda Melo teria colocado as vestimentas no piso, justificando que “isso aqui não é hotel”.
O Metrópoles tentou contato com a supervisora, que manteve silêncio. Apesar da insatisfação dos profissionais, o Iges-DF, que administra o HBDF, decidiu não desligar a supervisora. Ela foi advertida e sancionada, mas permanece na função. Segundo o instituto, apesar da forma, a ação foi correta.
O Iges-DF reforça que acompanha atentamente todas as manifestações de colaboradores e sindicatos. A supervisora está vinculada ao instituto desde 06/08/2025 e desempenha suas funções sob supervisão da gestão.
Um dos relatos das profissionais revela que a supervisora entrou na sala afirmando que o local não é um hotel e exigindo a retirada das roupas e lençóis dos leitos, chegando a levantar a voz.
Para as técnicas, essa atitude foi desrespeitosa e injusta, já que suas roupas foram jogadas no chão sem consideração. A supervisora teria ameaçado retirar pessoalmente as roupas caso as ordens não fossem cumpridas.
Após a denúncia, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal (Sindate-DF) contactou o Iges-DF solicitando a transferência da gestora. A diretora do sindicato, Josy Jacob, classificou o episódio como um caso de assédio e expressou a preocupação de que a supervisora retorne ao mesmo ambiente de trabalho, recomendando sua realocação para preservar o ambiente laboral.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login