Mundo
Rubio diz que Trump não fez nenhuma “concessão” a Putin

A fala foi uma resposta às críticas à política do presidente Donald Trump de acabar com a guerra na Ucrânia
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, insistiu nesta terça-feira (20) que seu país não fez concessões à Rússia, respondendo às críticas à política do presidente Donald Trump de acabar com a guerra na Ucrânia.
“Ele não obteve uma única concessão”, disse Rubio sobre o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma aparição perante a comissão de Relações Exteriores do Senado.
Rubio respondeu à senadora democrata Jeanne Shaheen, que acredita que Trump, desde que retornou à Casa Branca em janeiro, deu a Putin mais incentivos para ganhar território porque isso lhe dá tempo.
Devido ao apoio da China à Rússia e “porque o presidente Trump cedeu nossa influência, Putin não se sente pressionado a chegar a um cessar-fogo na Ucrânia”, disse a democrata.
Rubio respondeu que Trump, que falou com Putin novamente por telefone na segunda-feira, não quer impor novas sanções à Rússia, uma medida tomada pela União Europeia nesta terça-feira.
“Se, de fato, estiver claro que os russos não estão interessados em um acordo de paz e querem apenas continuar travando a guerra, é bem possível que cheguemos a esse ponto”, disse Rubio.
Trump “acredita que agora, se começar a ameaçar com sanções, os russos vão parar de falar, e vale a pena para nós conseguirmos falar com eles e levá-los à mesa de negociações”, acrescentou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login