Conecte Conosco

Economia

Rui Costa alerta que tarifa alta dos EUA dificulta exportações

Publicado

em

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou nesta quinta-feira que o aumento das taxas imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos estrangeiros acaba por tornar inviável a entrada de novas exportações no mercado americano. A taxa de 50% sobre produtos brasileiros está em vigor há cerca de duas semanas.

“O presidente dos EUA escolheu entrar em conflito com vários países, aplicando tarifas, por exemplo, para o Brasil, Índia, China, Europa, Canadá e México, que chegam a 50% e, em alguns casos, até 100%. Isso dificulta muito a entrada dos produtos de fora nos Estados Unidos”, explicou Rui Costa durante entrevista à Rádio Baiana FM.

De acordo com informações divulgadas pelo Globo, o início dessa taxação criou um ambiente de incerteza e desaceleração na economia mundial. Em junho, o Banco Mundial revisou para baixo a previsão de crescimento global em 2025, reduzindo-a de 2,7% para 2,3%, uma baixa não vista em 17 anos, desconsiderando-se as recessões de 2009 e 2020. O banco destaca que os mercados emergentes agora devem crescer em média 3,8%, ante uma expectativa prévia de 4,1% antes das tarifas americanas.

No cenário brasileiro, o IBC-Br, indicador que antecipa o desempenho do PIB, apresentou queda de 0,1% em junho em relação ao mês anterior. Ainda que 694 produtos brasileiros tenham sido excluídos das tarifas pelo decreto de Trump, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) projeta que essa medida pode resultar na perda de até 726 mil empregos no Brasil, no pior cenário previsto.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados