Economia
Rui Costa diz que Banco Central é responsável pela liquidação do Master
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou nesta quinta-feira que o Banco Central é a autoridade competente para decidir sobre a liquidação de instituições financeiras, incluindo o Banco Master.
Essa declaração foi dada em meio a questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a decisão da autoridade monetária em decretar a liquidação do banco.
“A competência para analisar e decidir sobre a liquidação do Master é do Banco Central. Essa é a nossa posição. O Banco Central conta com técnicos especializados que monitoram o sistema financeiro e oferecem pareceres baseados em estudos técnicos. Portanto, conjecturas sem fundamento não têm validade”, afirmou o ministro ao ser questionado por jornalistas.
Rui Costa participou de evento no Palácio do Planalto para marcar os três anos desde os ataques golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou totalmente a lei aprovada pelo Congresso que reduziria as penas dos condenados pelo golpe, beneficiando inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O mesmo dia, o ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, suspendeu uma inspeção anterior ao Banco Central sobre a liquidação extrajudicial do Banco Master e submeteu o caso ao plenário para decisão.
Segundo um assessor próximo ao presidente, Lula mantém uma relação positiva com Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, e a prioridade do governo é fortalecer institucionalmente essa autoridade monetária.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login