Notícias Recentes
Rui Costa diz que reunião de Lula com Vorcaro não atrapalha governo
Rui Costa, ministro da Casa Civil, afirmou nesta segunda-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode ser impedido de governar por ter se encontrado com o proprietário do Banco Master. Para Rui Costa, é essencial que o presidente ouça diferentes setores da sociedade, inclusive pessoas do setor financeiro.
Ele destacou que para governar democraticamente, o presidente deve estar aberto a diversas agendas e receber representantes de áreas financeiras, produtivas, classes sociais e movimentos sociais. Segundo o ministro, a agenda presidencial inclui muitos desses encontros. Um erro de algum representante de um segmento não torna o presidente inviável.
Rui Costa ressaltou que o presidente recebe todos os agentes econômicos para discutir temas institucionais, ressaltando que não há diferença entre banqueiros e representantes de movimentos sociais na agenda do presidente Lula.
Em dezembro de 2024, o presidente Lula e Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central e então diretor de Política Monetária, tiveram um encontro informal com Vorcaro, dono do Banco Master. Durante a reunião, Vorcaro reclamou sobre a concentração bancária no país, assunto que Lula mencionou ser competência do Banco Central.
Rui Costa evitou comentar sobre a atuação do Banco Central no caso do Banco Master, afirmando que o BC é formado por técnicos qualificados e que seria precipitado julgar sem ter todas as informações sobre a condução do processo.
O ministro disse ainda que o governo federal não deve intervir na decisão sobre a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar fraudes no Banco Master. O Executivo escolheu o caminho da apuração das responsabilidades administrativas através do Banco Central, da Polícia Federal e de outras polícias investigativas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login