Mundo
Rui Costa quer abrir novos mercados para commodities diante de tarifa dos EUA

Rui Costa, ministro da Casa Civil, afirmou neste domingo (13) que o governo brasileiro está empenhado em encontrar novos mercados internacionais para comercializar commodities como petróleo, café e carne, reagindo à taxação imposta pelos Estados Unidos.
“Diversos produtos são conhecidos como commodities — bens padrão, como petróleo, café e carne — que podem ser facilmente destinados a países alternativos. Estamos buscando novas parcerias para vender nossos produtos”, disse o ministro durante uma cerimônia do programa Minha Casa Minha Vida em Salvador.
Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% para produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Em resposta, o governo brasileiro planeja implementar medidas de reciprocidade, incluindo não só taxas, mas outras ações que ainda estão em análise.
Rui Costa destacou que o governo já iniciou discussões e pretende finalizar sua estratégia até o fim do mês para reagir de forma eficaz caso a tarifa seja aplicada. Um grupo de trabalho envolvendo empresários, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, foi criado para definir a melhor resposta.
Além disso, o ministro comentou que, inicialmente, membros do governo chegaram a pensar que as redes sociais do presidente americano haviam sido invadidas por hackers ao tomar conhecimento do anúncio, dada a inusitada decisão.
O desafio agora é formular uma reação que minimize prejuízos à economia enquanto busca uma solução negociada, mas que também demonstre uma resposta política firme. Trump justificou a medida pelos julgamentos do Judiciário brasileiro envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e empresas americanas de tecnologia.
A estratégia de “reciprocidade calibrada” inclui possíveis aumentos nas tarifas de produtos americanos importados, revogação de patentes de medicamentos e maior tributação sobre bens culturais, como filmes e livros, entre outras ações relacionadas ao direito autoral.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login