Mundo
Rússia adverte EUA, Coreia do Sul e Japão sobre aliança contra Coreia do Norte

Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, fez um alerta neste sábado aos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão sobre a criação de uma aliança de segurança que vise a Coreia do Norte, durante uma visita a um país aliado.
“Alertamos contra a utilização dessas conexões para formar alianças que sejam direcionadas contra qualquer nação, incluindo a Coreia do Norte e, naturalmente, a Rússia”, comentou Lavrov para a imprensa, segundo a agência estatal russa Tass.
Lavrov mencionou que a Rússia compreende a decisão da Coreia do Norte em buscar armamentos nucleares. “As tecnologias empregadas pela Coreia do Norte são fruto do trabalho de seus próprios cientistas. Nós respeitamos os objetivos da Coreia do Norte e entendemos as razões pelas quais ela está empenhada no desenvolvimento de armas nucleares”, declarou.
Nos últimos anos, a relação entre Rússia e Coreia do Norte tem se fortalecido, com a Coreia do Norte fornecendo soldados e munições para apoiar as forças russas em troca de suporte militar e econômico. Isso tem gerado apreensão em outras nações, que receiam que a Rússia possa também compartilhar tecnologias sensíveis com a Coreia do Norte para seus programas nucleares e de mísseis.
Em resposta ao avanço do programa nuclear norte-coreano, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão têm intensificado ou retomado seus exercícios militares conjuntos. Na sexta-feira, as três nações realizaram um exercício aéreo conjunto que envolveu bombardeiros norte-americanos com capacidade nuclear perto da Península Coreana.
Para a Coreia do Norte, tais exercícios comandados pelos EUA são vistos como preparativos para uma invasão. O país há muito tempo afirma que é obrigatório desenvolver armas nucleares para se proteger das ameaças militares vindas dos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login