Mundo
Rússia apoia fala de Trump sobre Ucrânia
O Kremlin declarou nesta quarta-feira (10) que os comentários recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Moscou acabará prevalecendo na guerra e que Kiev terá que ceder território, estão alinhados com a visão da Rússia.
“Em vários pontos, como a adesão à Otan, os territórios e a perda de territórios da Ucrânia, isso está de acordo com o nosso entendimento”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, que considerou os comentários de Trump durante uma entrevista ao site Politico como “muito importantes”.
Na entrevista, Trump chamou os líderes europeus de “fracos” e sugeriu que o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, convoque eleições.
O presidente dos EUA afirmou que, devido ao tamanho da Rússia, o país tem uma posição mais forte nas negociações para colocar fim ao conflito. Ele também afirmou que a Ucrânia nunca fará parte da Otan.
Após a entrevista, Zelensky se mostrou disposto a realizar novas eleições na Ucrânia, desde que a segurança seja garantida.
A ofensiva russa torna inviável a realização das eleições segundo as leis ucranianas.
A Rússia pede a saída de Zelensky, que considera um líder ilegítimo.
“Vamos acompanhar como os acontecimentos irão se desenrolar”, disse Peskov sobre a declaração de Zelensky.
O governo dos Estados Unidos aumentou esforços para negociar com Rússia e Ucrânia na tentativa de pôr fim ao conflito, o mais grave da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login