Mundo
Rússia ataca rede elétrica da Ucrânia
Um amplo ataque das forças russas atingiu a infraestrutura de energia da Ucrânia, resultando em apagões por todo o país, informou a operadora estatal da rede elétrica neste sábado (7).
Moscou tem continuado sua invasão no território ucraniano nos últimos dias, mesmo com as negociações entre os dois países mediadas pelos Estados Unidos para tentar encerrar um conflito que está prestes a completar quatro anos.
Autoridades ucranianas afirmam que a Rússia está atacando intencionalmente a rede elétrica, causando apagões que deixaram centenas de milhares sem eletricidade ou aquecimento durante o inverno rigoroso, com temperaturas abaixo de zero.
Ukrenergo, a operadora da rede, declarou em sua conta no Telegram que “a Rússia está efetuando mais um grande ataque contra as instalações da rede elétrica ucraniana”.
Devido aos danos provocados pelas forças inimigas, houve cortes emergenciais em grande parte das regiões do país.
O ataque ainda está em andamento, e os trabalhos para restaurar o serviço começarão assim que a situação de segurança permitir.
Por sua vez, o exército da Polônia comunicou que enviou aviões para proteger seu espaço aéreo, medida comum em resposta aos bombardeios russos no oeste da Ucrânia.
Desde o início do ano, Ucrânia e Rússia realizaram duas rodadas de negociações com mediação dos Estados Unidos em Abu Dhabi, resultando em um importante acordo de troca de prisioneiros, porém sem avanços na disputa territorial, que é o ponto mais crítico do diálogo.
Na sexta-feira, Moscou acusou Kiev de liderar um ataque a tiros contra um general de alto escalão da inteligência militar na capital russa, deixando-o ferido. A Ucrânia ainda não comentou o ocorrido.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login