Notícias Recentes
Rússia declara conquista de vila no centro-leste da Ucrânia

O Exército russo anunciou neste sábado (13) a captura de uma vila na região de Dnipropetrovsk, situada no centro-leste da Ucrânia, local onde, segundo a Rússia, suas forças chegaram no início de julho.
O Ministério da Defesa da Rússia declarou que as tropas tomaram Novomikolaivka, uma pequena localidade próxima à região de Donetsk, no leste da Ucrânia, área central dos combates intensos. A agência AFP não conseguiu confirmar essa informação. Especialistas militares do projeto DeepState, alinhados ao Exército ucraniano, afirmam que essa vila ainda permanece sob controle de Kiev.
Na mesma região de Donetsk, a Promotoria ucraniana informou que três civis foram mortos e sete ficaram feridos após bombardeios russos na cidade de Kostiantinivka neste sábado.
As forças russas mantém uma ofensiva constante na linha de frente da Ucrânia há vários meses, contando com superioridade numérica em soldados e armamentos.
No final de agosto, Kiev confirmou pela primeira vez a presença de soldados russos na região de Dnipropetrovsk, onde Moscou já havia reportado avanços no mês de julho. Atualmente, o Exército russo detém controle de cerca de 20% do território ucraniano.
O Kremlin tem exigido que a Ucrânia se retire de algumas áreas ainda parcialmente sob controle ucraniano, especialmente em Donetsk, como condição para terminar os combates, pedido que Kiev tem recusado.
É importante destacar que a região de Dnipropetrovsk não está entre as cinco regiões que Moscou reivindica anexar (Donetsk, Kherson, Luhansk, Zaporizhzhia e Crimeia).
Na última sexta-feira, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky declarou que seu homólogo russo, Vladimir Putin, pretende “ocupar toda a Ucrânia” e que não desistirá de seu objetivo, mesmo se os ucranianos cederem territórios.
Por sua parte, o Kremlin considerou que as negociações de paz com Kiev estão em “pausa”, após várias tentativas fracassadas de pôr fim ao conflito que começou com a invasão em larga escala da Rússia na Ucrânia, iniciada no final de fevereiro de 2022.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login